Fluconazol é um medicamento antifúngico que pode ser usado para tratar uma variedade de infecções fúngicas. Pode ser usado para tratar infecções fúngicas, micose e outras infecções fúngicas. Embora este medicamento possa ser muito eficaz, é importante saber a dosagem correta, como tomá-lo e quais são os possíveis efeitos colaterais. Nesta postagem do blog, discutiremos o que é fluconazol, como tomá-lo e possíveis efeitos colaterais.
O que é Fluconazol?
Fluconazol é um medicamento antifúngico usado para tratar uma variedade de infecções fúngicas, mais comumente aquelas causadas por espécies de Candida. Está disponível em formulações orais e intravenosas. A droga funciona impedindo que os fungos produzam ergosterol, que é um componente importante de suas membranas celulares. Isso leva à formação de buracos nas células e à morte do fungo. O fluconazol é eficaz contra uma variedade de espécies de Candida, bem como outros tipos de fungos.
O fluconazol é usado para tratar muitos tipos diferentes de infecções fúngicas, incluindo infecções fúngicas, infecções de pele e meningite. Também pode ser usado para prevenir infecções fúngicas em pessoas que correm o risco de contraí-las. Alguns usos comuns do fluconazol incluem o tratamento de infecções vaginais por fungos, candidíase oral e infecções do trato urinário. Também é usado para tratar alguns casos de meningite criptocócica e pode ser usado em combinação com outros medicamentos antifúngicos para tratar infecções fúngicas mais graves.
Como tomar Fluconazol
Fluconazol é um medicamento de prescrição usado para tratar infecções fúngicas. Ele vem na forma de comprimidos, cápsulas e líquido. Geralmente é tomado uma ou duas vezes por dia.
O seu médico irá fornecer-lhe instruções específicas sobre como tomar este medicamento e é importante que siga estas instruções cuidadosamente. A dosagem e a duração do seu tratamento com Fluconazol dependerão do tipo e gravidade da infecção que você está tratando.
É importante tomar Fluconazol exatamente como prescrito. Este medicamento deve ser tomado com um copo cheio de água, de preferência à mesma hora todos os dias. Pode ser tomado com ou sem alimentos. Não esmague, quebre ou mastigue os comprimidos, pois isso pode afetar o funcionamento do medicamento.
Se você perder uma dose de Fluconazol, tome-a o mais rápido possível, a menos que esteja quase na hora da próxima dose. Se estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e continue com seu esquema posológico regular. Não tome uma dose dupla para compensar a que você perdeu.
É importante que termine todo o tratamento com Fluconazol prescrito pelo seu médico, mesmo que se sinta melhor antes de terminar toda a medicação. Interromper a medicação muito cedo pode fazer com que a infecção volte ou piore.
Efeitos colaterais do Fluconazol
Fluconazol é geralmente um medicamento seguro e eficaz para o tratamento de uma variedade de infecções fúngicas, mas ainda pode causar alguns efeitos colaterais em algumas pessoas. Os efeitos colaterais mais comuns relatados ao tomar fluconazol incluem:
- Dor abdominal
- Erupção cutânea
- Perda de cabelo
- Raramente, reações alérgicas graves (como anafilaxia)
Se sentir algum dos efeitos secundários acima referidos enquanto estiver a tomar fluconazol, deve contactar o seu médico o mais rapidamente possível. Outros efeitos colaterais mais graves são possíveis, embora sejam raros. Estes podem incluir: - Dano hepático
- Baixas contagens sanguíneas
- Dor muscular
- Reações alérgicas, como urticária ou inchaço da face, lábios, garganta ou língua
- Mudanças na visão
- Erupção cutânea grave
- Problemas de ritmo cardíaco
- Falência renal
Se sentir algum destes efeitos secundários graves enquanto estiver a tomar fluconazol, deve procurar assistência médica imediatamente. É importante observar que, se estiver tomando fluconazol com outros medicamentos, é mais provável que você tenha efeitos colaterais. Certifique-se de discutir isso com seu médico antes de iniciar um tratamento com fluconazol.