A infecção renal é uma condição médica muito séria que pode ter consequências fatais se não for tratada. É importante estar atento aos sinais e sintomas da infecção renal para identificá-la e tratá-la rapidamente. Nesta postagem do blog, discutiremos cinco dos sinais e sintomas mais comuns de infecção renal, para que você possa procurá-los e procurar atendimento médico, se necessário.
1) Febre
Um dos sinais mais comuns de infecção renal é a febre. A febre é um sinal de que seu corpo está lutando contra uma infecção e pode ser um sinal de infecção renal. Se você tiver febre alta, especialmente se durar mais de dois dias, consulte um médico para garantir o diagnóstico e o tratamento adequados.
É importante observar que ter febre por si só não é suficiente para diagnosticar uma infecção renal. Seu médico também vai querer revisar seus outros sintomas, como dor nas costas e alterações urinárias, bem como realizar exames como exame de urina ou exame de sangue para fazer um diagnóstico definitivo. Se você tiver algum outro sintoma junto com a febre, é importante procurar atendimento médico imediatamente.
2) Dor nas costas
A dor nas costas é um sintoma comum de uma infecção renal, embora possa não ser o primeiro sinal de que algo está errado. A dor geralmente ocorre na região média a inferior das costas. Isso pode parecer uma dor aguda e penetrante ou uma dor surda que irradia pelas costas e pelo abdômen. Pode ser pior quando você se move ou pressiona certas áreas.
É importante observar que ter dor nas costas não é necessariamente um sinal de infecção renal. A dor nas costas também pode ser causada por uma variedade de outras condições, como tensão muscular ou artrite. No entanto, se você tiver outros sintomas de infecção renal junto com dor nas costas, é importante consultar seu médico para diagnóstico e tratamento.
![infecção renal](https://rxquora.com/wp-content/uploads/2023/05/640px-2610_The_Kidney-1.jpg)
3) Alterações urinárias
Um dos principais sintomas de uma infecção renal são as alterações na urina. Estes podem variar de leve a grave e incluem:
- Urina com cheiro forte
- Alterações na cor da sua urina, como uma aparência mais escura ou turva
- Sangue na urina
- Dor ao urinar
- Um desejo aumentado de urinar, mesmo que haja apenas uma pequena quantidade de urina
- Dificuldade em urinar
Se sentir alguma destas alterações urinárias, deve consultar o seu médico imediatamente. Eles podem ajudar a diagnosticar e tratar uma infecção renal.
4) Náuseas e vômitos
Náuseas e vômitos são sintomas comuns de infecção renal. Quando o trato urinário está infectado, as toxinas podem vazar para a corrente sanguínea e causar náuseas e vômitos. Se você sentir náuseas e vômitos com qualquer outro sintoma de infecção renal, é importante entrar em contato com seu médico imediatamente. Seu médico pode prescrever medicamentos anti-náusea ou antibióticos para ajudar com sua condição.
Em alguns casos, náuseas e vômitos também podem ser um sinal de desidratação. Quando a desidratação é grave, fluidos intravenosos (IV) podem ser necessários para repor os fluidos em seu corpo. Além disso, seu médico pode recomendar beber muitos líquidos e consumir alimentos ricos em eletrólitos, como bananas e abacates, para ajudar a controlar a desidratação.
5) Fadiga
A fadiga é um sintoma comum de uma infecção renal e pode ser o mais perceptível. Em alguns casos, a fadiga pode ser debilitante, dificultando o foco ou até mesmo a movimentação. Geralmente vem acompanhada de outros sintomas, como febre e dores nas costas.
Quando você está cansado devido a uma infecção renal, seu corpo está trabalhando muito para combater a infecção. Isso pode levar à exaustão e fraqueza, o que dificulta as atividades cotidianas. Você também pode dormir mais do que o normal e ter dificuldade em se concentrar nas tarefas.
Se você estiver sentindo fadiga relacionada a uma infecção renal, é importante fazer pausas ao longo do dia para descansar e recarregar as energias. Certifique-se de beber bastante líquido, comer alimentos saudáveis e dormir o suficiente à noite. Você também pode se beneficiar de exercícios leves, como caminhadas ou ioga. Essas atividades podem ajudar a aumentar seus níveis de energia e ajudar seu corpo a combater a infecção.
Se você ainda se sentir exausto depois de tentar essas estratégias de autocuidado, converse com seu médico. Eles podem recomendar medicamentos ou outros tratamentos para ajudar a reduzir a fadiga e outros sintomas associados a uma infecção renal.